top of page
Posts Em Destaque

Dia Mundial do Meio Ambiente: 6 ideias de ações para promover em sua empresa


No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Separamos abaixo 6 ideias de ações que você pode promover em sua empresa durante o mês de junho.

1) Caminhada ecológica

Caminhadas ecológicas são eventos comuns para promover a saúde e a conscientização. É um momento de se caminhar em grupo, em contato com a natureza, conhecendo e refletindo a respeito do nosso meio ambiente. Por isso, a nossa sugestão é que no mês do meio ambiente, você escolha promover uma manhã diferente com amigos, colegas e família, promovendo a descontração e também a conscientização da importância de se preservar a natureza. Alguns parques já oferecem passeios guiados gratuitamente ou possuem trilhas leves em seu interior que podem ser feitas sem acompanhamento.

Durante ou ao final da caminhada, promova uma reflexão sobre o que os participantes viram de interessante, o que cada um faz no dia a dia para cuidar do meio ambiente, o que cada um se comprometerá a fazer a partir desse dia, etc. Se for permitido no local, terminem o passeio com um piquenique gostoso para celebrar o momento.

2) Sessão pipoca

Procure a autorização necessária e reserve o auditório ou um espaço confortável da empresa. Se não tiver cadeiras suficientes, vocês podem improvisar puffs, almofadas e cangas no chão. Você vai precisar de um projetor e um telão ou uma parede clara. Escolha um filme bacana sobre meio ambiente. Pode ser um filme mais curtinho para que as pessoas possam ver, por exemplo, no horário de almoço, ou você pode promover uma sessão de cinema depois do expediente. Divulgue internamente e chame todo mundo que queira participar da sessão. Se rolar uma pipoquinha, melhor ainda. Outra sugestão interessante é promover um debate ao final do filme.

Abaixo listamos algumas sugestões de filmes:

  • A História das Coisas (2007)

  • Lixo Extraordinário (2009)

  • A Última Hora (2007)

  • A Era da Estupidez (2009)

  • Uma Verdade Inconveniente (2006)

3) Mutirão de limpeza de praça/rua

Escolha uma praça próxima à empresa para promover um mutirão de limpeza. Marque num fim de semana o horário e o ponto de encontro para os colaboradores voluntários se encontrarem. Uma boa sugestão é estender o convite aos familiares dos colaboradores que quiserem participar.

Vocês vão precisar de sacos de lixo, luvas, vassouras e pás. Instrua os voluntários a separarem os lixos encontrados entre orgânico, plástico, vidro, alumínio e papel, para que depois vocês possam encaminhar para coleta seletiva. Não se esqueça de fotografar o antes e depois da ação.

4) Oficina de aproveitamento integral de alimentos

Evitar o desperdício de alimentos ajuda a preservar o meio ambiente, pois reduz a quantidade de resíduos gerados e os recursos empregados na produção de novos alimentos. Então que tal promover uma oficina de aproveitamento integral dos alimentos? Na internet você encontra diversas informações sobre o tema, além de receitas saborosas e criativas.

Selecione de duas a três receitas mais simples, separe os ingredientes e procure as autorizações necessárias para promover a oficina no refeitório da empresa. Você ainda pode selecionar receitas que não precisam de fogão, por exemplo, caso a empresa não possua refeitório. Divulgue internamente e chame os interessados a participar para aprender as delícias escolhidas.

5) Mural das atitudes sustentáveis

Procure um lugar de circulação, como o hall de entrada ou o refeitório, e monte um mural, de preferência, com cartolina verde. Podem ser várias cartolinas verdes, uma ao lado da outra, ou até mesmo uma lousa. Escreva no centro ou em cima com letras grandes: “O que você faz no seu dia a dia para preservar o meio ambiente?”. Deixe ao lado post its e canetas para que as pessoas possam escrever as atitudes sustentáveis da sua rotina. O mural deve servir como inspiração para que os colaboradores conheçam boas atitudes que podem incorporar ao seu dia a dia.

6) Jogo da Coleta Seletiva

Coloque as lixeiras coloridas da coleta seletiva lado a lado, virando para trás ou tampando a identificação (papel, vidro, alumínio e plástico). Na hora do almoço, chame as pessoas para brincar. Entregue ao colaborador 4 fichas com o tipo de material e peça que coloque nas cores correspondentes em até 30 segundos. Encerrado o tempo, vire as lixeiras ou destampe a identificação, mostrando as respostas corretas. Pense num brinde, como por exemplo uma muda de planta pequena, para aqueles que acertarem todas ou a maioria das cores.

Se você tiver ideias de outras ações, divida com a gente nos comentários.

Fonte: http://voluntariadoempresarial.com.br

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page