top of page
Posts Em Destaque

6 dicas valiosas de gestão na avicultura industrial


A avicultura industrial continua em expansão no Brasil e já ultrapassou números de gigantes nesse setor, como a China, por exemplo.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, a cada dez galetos consumidos no mundo, ao menos quatro deles vieram do nosso país. Com todo esse desenvolvimento e expansão do setor, chegamos a refletir sobre a seguinte questão: será que todos os profissionais do agronegócio nacional estão atentos e preparados para manter o setor em crescimento e continuar liderando a concorrência?

Separamos alguns pontos fundamentais para a melhor gestão administrativa do setor da avicultura industrial. Acompanhe com a gente!

O avicultor deve criar processos operacionais junto com o granjeiro

O granjeiro é o profissional que estará em constante contato com as aves e os procedimentos de manejo e sanidade dos animais. É de extrema importância que, para que a avicultura obtenha melhores resultados, os processos operacionais sejam bem definidos e padronizados. Dessa forma, tudo fica mais claro e são reduzidas as chances de erros ou problemas.

Investir tempo para definir corretamente os processos da sua avicultura também resulta em possibilidade de melhor avaliação dos resultados, pois as informações são mais precisas e confiáveis. Além disso, facilita na busca de certificações de processos para seu negócio e programas voltados para qualidade de processo, como ISO (International Organization for Standardization), APPCC (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle), BPF (Boas Práticas de Fabricação), entre outros.

Investimento em treinamento dos funcionários

A capacitação dos funcionários é fundamental para melhoria da qualidade dos processos e dos resultados da avicultura. Surgem com frequência novos cursos e faculdades voltados ao agronegócio no Brasil. Grandes empresas vêm investindo cada vez mais na capacitação de seus colaboradores, garantindo mão de obra especializada, mais confiança em delegar tarefas e reduzindo gastos que vão desde a produção até a gestão.

Boas condições de trabalho para o granjeiro

Garantir boas condições de trabalho para o granjeiro resultam em bons frutos para sua avicultura. É preciso que haja bem-estar e segurança no trabalho para que haja bom desempenho das atividades do granjeiro. No caso de moradias oferecidas a este profissional, ofereça instalações de conforto e permita autonomia à família em relação ao ambiente em que vivem.

Bom local para criação de aves

O local para criações de aves deve atender a requisitos que atendam à sanidade animal. A higiene e sanitização apropriada dos locais de criação é fundamental para a garantia da qualidade da produção. A saúde e higiene das aves são de extrema importância nesse caso, e é mais fácil confiar processos e equipamentos eficientes e modernos para garantir melhores resultados.

Equipamentos adequados

A escolha adequada dos equipamentos reflete em redução de custos e aumento de produtividade na avicultura. Procure estar atento ao que tem de mais inovador e seguro no mercado, invista em equipamentos eficientes que prezem pelo bem estar ambiental, pela qualidade e pelo consumo consciente, evitando desperdício de insumos.

Padronização das aves

A padronização é de extrema importância para garantir qualidade no produto final e para atender às exigências de normas e do consumidor. Estabeleça padrões para a sua produção e fique atento às normas legislativas, mantendo sua avicultura pronta para atender aos consumidores finais.

Fonte: fornariindustria.com.br

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page