top of page
Posts Em Destaque

O que é a cinomose e porque devo me preocupar com o meu cachorro?


A cinomose é uma doença grave, e já vimos várias pessoas expressarem preocupação com ela e a dor que pode causar aos animais de estimação e suas famílias. Nesse artigo vamos compartilhar fatos importantes sobre os perigos da cinomose e o que você pode fazer para evitá-la.

O que os donos de animais de estimação devem saber sobre a cinomose?

A cinomose é causada por um vírus contagioso que pode atacar o trato gastrointestinal e / ou respiratório do seu cão e / ou o sistema nervoso e assim produzir uma doença grave.

Os animais de rua podem servir como fonte de infecção e certamente contribuem para o ressurgimento do vírus em nossos animais de estimação. Infecções por cinomose são frequentemente caracterizadas por secreção ocular aquosa, secreção nasal espessa e nossos cães ficam com uma aparência de doentes.

Eles também costumam ter um apetite diminuído, vômitos, diarreia, febre e muitas vezes também exibem sinais neurológicos que se assemelham à raiva.

O que coloca os cães em risco?

Qualquer cão ou filhote não vacinado está em risco, especialmente cães mais jovens que não têm idade suficiente para ter completado sua tabela de vacinação, cães de rua e até mesmo cães que não tomam vacinas de jeito nenhum. O vírus é transmitido entre cães e também está no ar.

A cinomose ainda é frequentemente vista em abrigos de cães resgatados, onde a tosse e

o espirro podem ser um método eficaz de propagação, já que muitos abrigos possuem muitos cães vivendo em ambiente fechado e os mesmos ficam bastante próximos, facilitando a infecção e proliferação.

Cães que têm contato com a rua devem estar especialmente bem vacinados por uma série de razões, incluindo a cinomose. Houve rumores de que a cinomose foi erradicada – mas, infelizmente, isso é apenas um mito.

Pergunte ao seu veterinário qual é o calendário de vacinas recomendada para ter certeza de que seu cão está seguro de acordo com os riscos que ele possa correr de infecção.

Existe uma cura para a cinomose?

Não há cura neste momento e infelizmente muitos cães morrem de cinomose canina. Se seu cão tem cinomose, não estamos dando uma sentença de morte e seu veterinário pode tratá-lo por isso.

O tratamento é destinado a apoiar e fortalecer o cão enquanto sua própria imunidade luta. Normalmente cães que sobrevivem, sofrem danos neurológicos permanentes, por isso é melhor fazer tudo o que puder para evitar que seu cachorro seja infectado pela cinomose.

A vacinação é a nossa defesa mais forte contra esse inimigo formidável e é muito eficaz quando dada de acordo com as diretrizes. Para garantir uma proteção adequada, certifique-se de que os filhotes recebam todas as vacinas de reforço recomendadas e reduza ao máximo a exposição de seus animais à animais de rua.

A prevenção é sua melhor defesa. Ao manter seu cão com o cartão de vacinação atualizado, você pode salvar seu animal de estimação de muita dor e sofrimento desnecessários, e até mesmo uma morte prematura.

Fonte: petmaisvida.com.br

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page